sábado, 19 de fevereiro de 2011

Por um mundo melhor

      Este é o tema do Projeto Piloto da Comunidade Adonai para 2011.
     O Instituto Ecofuturo lança o 7º Concurso cultural: Ler e Escrever é preciso. Nesta edição o tema é:

Como cuidar da vida com alegria, leveza e inteligência?

 Se aluno do Colégio Adonai participar ativamente das atividades propostas por seus professores nos próximos meses, terá subsídios para ser um forte concorrente nesse concurso.  Veja quais os subtemas estaremos estudando:

  1.  Fevereiro: Consumo, consciência e decisão
  2.  Março: a água, o recurso mais precioso do planeta
  3. Abril: Como reduzir a produção de resíduos?
  4. Maio: Reutilize o máximo possível
  5. Junho: Reciclar: o poder da transformação
  6. Agosto: Energia que move o mundo: as fontes poluentes, as novas formas de energia não-poluentes, recursos renováveis
  7. Setembro: em busca de alternativas sustentáveis
  8. Outubro: Alimentos, produtos e consumo
  9. Novembro: Pequenas ações,grandes resultados
      

           viram só?
CADA UM DOS SUBTEMAS ESTUDADOS NOS INDICAM O CAMINHO PARA

O TEMA DO CONCURSO!  
           Pelo site http://www.ecofuturo.org.br/concursocultural  você terá acesso aos textos,como participar, dúvidas etc...
Além do mais o concurso prevê as seguintes categorias:
  • Ensino Fundamental
  • Ensino Médio,EJA
  • Professores 
  • Profissionais de Biblioteca
  • Educadores Sociais
PARTICIPE!
DIVULGUE !


"Tem muita gente com o coração cheio de palavras capazes de mudar o mundo. Porém, é preciso soltar essas palavras para que todos ouçam e levem a sério."
Ingredy Piton Barreto, 12 anos (Dom Macedo Costa - BA) - Participante do 6o Concurso de Redação Ler é Preciso 




“Busco o melhor lugar do mundo para soltar minhas palavras e delas gerar as sementes das futuras gerações. Vamos reflorestar o homem!”
Juliana Brito Santana Leal, 12 anos, Goiânia (GO). Participante do 6.º Concurso de Redação Ler é Preciso







































domingo, 13 de fevereiro de 2011

JOGOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

    "Nestas páginas podes treinar os teus conhecimentos de Língua Portuguesa de uma forma descontraída e divertida.
Podes repetir os exercícios as vezes que quiseres sem usar papel e lápis.
Na coluna da esquerda tens os jogos organizados por assuntos, na da direita encontram-se ordenados por tipo de jogo."

    Achastes estranho a linguagem?  É direto de um site de Portugal... 
Passei agorinha por lá.
Os jogos são bem legais, uns muito fáceis, porém todos trabalham com nosso conteúdo de forma muito divertida.  Talvez "estranhes" um pouco a princípio o uso da 2ª pessoa (tu), mas com certeza gostarás dos jogos!   Clique aqui  e divirta-se!

Lançamento dos livros da Ana Maria

      Ontem à noite  no auditório da CONCISA, Benjamin Constant 1491 - aconteceu o lançamento dos "Trigêmeos" da escritora  Ana Maria de Freitas Rocha: 

  •       Simplicidade (poesia)
  •        Nostalgia Ano 2000 (poema narrativo)
  •        A lua que o Rato comeu (literatura infantil)
Foram momentos muito agradáveis, Ana Maria é cofundadora da ANALE (Academia Anapolina de Letras), sócia da União Literária Anapolina (ULA); vários colegas escritores estiveram presente para homenageá-la.



Olha só quem pediu licença para ter o livro autografado antes de mim, o  escritor Iron Junqueira!





Ana Maria autografando meus exemplares 


A lua que o rato roeu foi dedicado ao Pedro Rafael, mas na verdade é o que mais me instigou! 



Parabéns Ana Maria por sua conquista... essa escritora vai longe! Ela nos afirmou já ter mais quatro livros
no mundo das ideias! 



Reencontrei minha professora de matemática: a Regina Célia que veio prestigiar a colega Ana Maria, elas lecionam no Colégio Professor Faustino


Não é que o Luís já conhecia o Davi, marido da Ana Maria e também escritor?


 Ricardo Telles cantou músicas inéditas, composições do Davi, especialmente para os temas dos livros da Ana Maria, foi tudo Simplesmente especial!


A escritora e irmã em Cristo: Adoiramas, mais conhecida no meio literário como Beija-flor também esteve presente juntamente com seu esposo Leopoldo, mas saíram antes que eu pudesse fotografá-los. Outros fujões também escaparam dos meus flaches como a Natalina Fernandes... tambéma fila dos autógrafos tomou bastante meu tempo: mas valeu a pena!  


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Trabalhos Escolares

Dicas:

                          
        O passo mais importante é tomar notas das orientações ou roteiro dado pelo (a) professor(a).

        Observe atentamente o que foi solicitado, como realizar, organizar, apresentar e a data de entrega. Muitas vezes critérios simples como esses não são seguidos e torna-se simplesmente impossível realizar a tarefa.

      Planeje as ações com antecedência observando   o que é prioridade; anote em sua agenda a data em que o trabalho foi solicitado e a partir de então separe um tempo a cada dia para realizá-lo em etapas, já que as tarefas diárias não cessam, e os imprevistos acontecem.  Tenha em casa materiais úteis nessas situações:

·    folha de papel almaço com pauta e sem pauta;
·     folhas de papel A-4;
·      régua;
·      canetas hidrográficas, tesoura, cola;
·       grampeador, revistas para recorte;
·        retalhos de papel colorido, tecidos, fitas, cordões etc...

Ao fazer sua pesquisa selecione as fontes confiáveis, compare informações, faça anotações.  Quando utilizamos a pesquisa pela internet, o ideal é abrir uma pasta de arquivos, selecionar e salvar os documentos, seu autor e o endereço do site.  Depois de estudar os textos e estruturar seu trabalho de acordo com a proposta do professor, basta transcrever ou copiar.

Bibliografia: Registros das fontes utilizadas durante a pesquisa. 
Na bibliografia registra-se as fontes de onde você coletou as informações (texto, vídeo, imagens, músicas,...). 
Identifique cada uma das obras que constituiu a sua pesquisa através de elementos como o autor, o título, o local de edição, a editora e outros. 


Trabalhos escritos à mão:
  • capriche na letra;
  • escreva o cabeçalho indicando o nome do colégio, professor (a), seu nome, ano escolar, turma, disciplina, tema do trabalho;
  • respeite a margem direita;
  • Faça parágrafos;
  • Observe o emprego de letras maiúsculas;
  • Observe o emprego da pontuação;
  • não use corretor;
  • use uma só caneta para manter a mesma cor da tinta;
  • verifique a distribuição nos espaços das imagens ou ilustrações;
  • Quando construir textos visuais  (desenhos) como tirinhas, charges, colagens ou pinturas utilize sempre folha sem margem.  Não há nada mais terrível do que um texto visual sob folha pautada!
  • acrescente uma capa, isto é, uma folha só com o título e a sua identificação;
  • Folheie o seu trabalho e verifique se gostou da forma que os elementos gráficos estão distribuídos no espaço;
  • Use o seu senso crítico.





Digitando no computador: 
  • Verifique a fonte, os espaços, a disposição das imagens, a numeração de páginas, parágrafos. Algumas dicas sobre um texto digitado:
  • fonte indicadas: ARIAL,TIMES ROMAN ou verdana;
  • tamanho recomendado de fonte é 12;
  • o espaçamento entre linha deve ser de de 1,0 ou 1,5;
  • espaçamento da margem esquerda - Conte oito toques de espaçamento a partir da margem esquerda para os parágrafos;
  • papel - de preferência branco A4 (210 mm x 297 mm), digitados em uma só face da folha.
  • use a ferramenta de correção ortográfica;
  • acrescente uma capa a página inicial do trabalho. Nela devem constar o título e a sua identificação.Por vezes uma borda cai muito bem.
  • salve seu trabalho final (num disquete, num CD ou num Pen Drive), se necessário, imprima;
  • Você vai fazer uma apresentação no computador? Escolha o programa e utilize os recursos para destacar idéias, acrescentar som e animações. Mas lembre-se, use somente recursos que auxiliem no entendimento dos assuntos apresentados em seu trabalho.



Importante! Leia cuidadosamente o seu trabalho final, domine o assunto, prepare-se para perguntas sobre seu trabalho.

Sucesso!

“Para ser grande, sê inteiro: nada
    Teu exagera ou exclui.
                      Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
    No mínimo que fazes.
                      Assim como em cada lago a lua toda
    Brilha, porque alta vive.”
(Fernando Pessoa)
  

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Apelido é Bullying?

      



           O  Bullyng é caracterizado por ações repetidas que causam constrangimento ,humilhação, intimidação, medo ... enfim feridas na alma; além de também chegar à violência física. Uma das formas do bullying é usar apelidos maldosos.  Os alunos do 6º ano B- Turma 2010  foram convidados a escrever a respeito. “Apelido é Bullying?”

trechos selecionados

"O apelido carinhoso, quando a pessoa se refere a você com amor, não é bullying, pelo contrário é uma coisa que nos faz sentir bem: já aqueles apelidos que são maliciosos, só criticam e falam mal das pessoas, deixando-as muito oprimidas, tristes e magoadas, isso é bullying."
  (Lana Lívia F. Alves de Oliveira)

"Em minha opinião não é certo chamar as pessoas por apelidos, nosso nome não foi criado a toa, mas sim para ser usado como uma referência."
(Marcelo Isac  Augusto de Souza)

 "O nome é o que nossos pais nos deram, ou seja: a honra que temos.  Mas sempre ali ou aqui, temos um apelido. (...) eu não considero apelido bullying, mas depende muito do momento: (...) se na escola a criança for chamada de “Pinóquio” porque tem o nariz maior que os dos outros, acredito que isso pode virar um trauma, uma agressão, isso é Bullying. (...)  e poderia acabar se os pais conscientizassem os filhos (...)"
(Marina Ílane Moreira e Santos )

"Ter um nome é ótimo, mas as pessoas colocam apelidos agressivos nos outros.
Na minha sala existem muitos apelidos carinhosos  (...).Existem também os maldosos (...)
Acho errado colocar apelidos que intimidam e magoam.Mas curto inventar apelidos carinhosos que alegram."
(Maria Eduarda Silva Caetano)

"O bullying é errado (...)  Convivo com uma turma na qual uma pessoa sofre, no meu pensar, o que é bullying.(...) noto que quanto mais ele reclama, fica pior.
Acho que tais atitudes devem ser banidas do nosso meio, pois só causam dor (...) é um grande atraso de vida.
Os professores da escola devem olhar com mais atenção para essa prática e tentar evitar que isso ganhe maiores proporções."

Educação de filhos: de quem é a responsabilidade?

A partir da leitura do texto de Lya Luft  Família tem de ser careta, os  alunos do 9º ano, turma de 2010, foram convidados a produzir um texto em que expusessem seu ponto de vista. 
Publicamos alguns aqui.  O assunto é sempre bem vindo à discussão.


Àrdua Missão
 (Karyne Vitória)
Nos dias de hoje, o que mais se vê nas ruas, são crianças e adolescentes usando drogas, fumando, bebendo bebidas alcoólicas, viciadas nas coisas ruins que o mundo nos oferece. Nesse caso, onde está o exemplo e a ajuda dos pais? Será que os pais sabem que isso está acontecendo?
Quando Deus permite a uma mulher se engravidar, Ele entrega uma missão a ela: ser mãe e a um homem para ser pai, muitos têm essa oportunidade, mas poucos a aproveitam Pais, ultimamente não se preocupam, não dão carinho, amor, compaixão, respeito, ajuda aos filhos, simplesmente os têm, e assim que eles nascem os entregam para o mundo. Por acaso, Deus lhes deu a permissão de ter um filho para vocês pais não cuidarem deles e os deixar seguir exemplos que o mundo oferece? Com certeza não, Ele os deu para vocês terem responsabilidade e autoridade sobre seus filhos, ensinando o caminho que devem seguir e os educando.
Infelizmente, os filhos não escolhem os pais perfeitos como não escolhem nascer, então façam sua parte e os ensinem o caminho que devem andar, essa missão não é fácil, mas se Deus lhes  deu um filho, é porque vocês são capazes de dar o seu melhor a ele. Cuide-os e os façam felizes, no final, terão sua recompensa.
Educação faz parte!


Pensar em filho – Uma grande missão
(Wemerson Daniel )

Por intermédio da união e do amor de dois seres, nasce uma criatura totalmente alheia ao mundo. Um ser cuja vida está sujeita a pessoas com o poder de construir passo a passo um homem digno e forte, ou um ser ignorante e infeliz.
Os Pais são a base da educação, são os construtores. A eles estão incumbidos as primeiras e fundamentais etapas da edificação da família .
Autoridade é o principal fator para uma boa gestão familiar. Isso significa estabelecer limites, regras, associados com o afeto e o amor. É preciso conscientizar, ensinar e compartilhar com os filhos os bons valores.
Muitas vezes os gestores confundem o significado de autoridade e exercem o autoritarismo, um excesso de imposição, uma barreira ao diálogo, à reflexão. O lar torna-se um ambiente de enfado, indesejável. Com inúmeros conflitos, o refúgio para a rua torna-se evidente diante das circunstâncias.
Em outros casos, o problema é a omissão, uma liberdade excessiva, onde não se enxergam os limites, e os filhos ficam vulneráveis aos perigos.
A estrutura familiar deve se fundamentar em assiduidade, diálogo, disciplina, companheirismo, sinceridade e muito amor. Portanto, ser pai é uma missão que exige sabedoria.

Um futuro nas mãos dos pais.
(Víctor Gabriel)

Por muitas vezes achamos durante a vida vários fardos, coisas que nos impedem de prosperar e ter o que sempre sonhamos. Quando constituímos famílias, temos vitórias, mas também temos lutas, alguns de nós, pais, achamos que nossos filhos são impecílios financeiros, amorosos.  Mas não!  Só de ter um filho já é uma vitória  pois estaremos:  primeiro obedecendo a Deus que disse: ”Vão e se multipliquem “, segundo: muitos não conseguem ter filhos pois provavelmente tem alguma deficiência no sistema reprodutor.
Já vi várias famílias que se arrependeram  de ter seus filhos, que pela falta de educação, se tornaram agressivos ,orgulhosos,malvados...
Mas também já vi muitas famílias orgulhosas de seus filhos, que cresceram sendo educados com dedicação e vontade de ver vê-los se tornarem vencedores, abençoados. Educaram-nos não com agressões físicas ou verbais, mas com carinho com amor.
Muitos pais se perguntam em que erraram para que seu filho se tornasse uma decepção, a resposta é porque não tiveram diálogo com ele, para esclarecer todas as dúvidas, não o corrigiram com autoridade e amor, não o aconselharam a fazer o que Deus nos ensina a fazer. 
Uma vez escutei que um criminoso procurado, foi pego e condenado, sua mãe foi visitá-lo na cadeia e esta lhe perguntou qual era a razão dele ter crescido e se tornado tão perigoso. O filho mordeu a face da mãe e a machucou, depois  disse que a causa de sua natureza rebelde e errada, era que quando ele fizera algo de errado a sua mãe não o advertira,mas sim defendia od ato.  Não deixemos que os tesouros concedidos por Deus acabem sendo malvados, orgulhosos, violentos, somente pela falta de ensino e  correção.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Tesouro da Literatura



 turma 2011.


Aula inaugural 
de Literatura para os alunos do 6º ano matutino,

Desvendando o Tesouro da Literatura 

 - Sala de Línguas - dinâmica com bola "lançada" de um lado a outro
para a escolha e leitura de trechos variados e respectiva leitura. 

6º ano - Matutino - Sala de Línguas

Profª Elaine e Matheus com o Tesouro da Literatura

Abertura

Inauguramos hoje o blog destinado à realização interativa de atividades envolvendo Literatura e Redação. No decorrer do ano letivo surgirão aqui propostas para construção de textos, análises de textos e obras literárias. Este é um espaço para você aluno interagir com os textos, tecê-los e descobrir seus encantos.



Sintam-se à vontade para sugerir alguma mudança. Estamos sempre abertos para novas ideias.
Estejam sempre atentos às nossas atualizações.
Boa leitura.

Carinhosamente,
 professora Elaine.

Postagens populares