sexta-feira, 27 de maio de 2011

CRIAR PERSONAGENS... COMO É ISSO?

Especialmente para a turma do 8º ano que recebeu o desafio de escrever em duplas ou trios um romance de aventura:

       

Em uma entrevista recente, Maurício Melo da TV Senado perguntou à autora Maria José Silveira  como ela criou certa personagem de um dos seus romances: " Nunca tinham me feito essa pergunta, e eu nunca havia pensado sobre isso." a autora achou a pergunta muito interessante e a repetiu a alguns dos seus amigos escritores, para nós fica o presente; dicas inspiradoras.

Confira no   blog da Maria José Silveira uma das autoras do livro: Amizades Improváveis as respostas dadas por alguns "feras" da arte literária ao seguinte questionamento: Como você cria seus personagens? 
Aproveite o fim de semana, embale e  depois das ótimas dicas crie os seus personagens... a história rola rapidinho!
Bom trabalho.
professora Elaine

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Tem gente que não faz ideia...




“Se Edison tivesse sido educado formalmente, talvez não tivesse a audácia de criar coisas tão impossíveis”.   Rosanof

Fico encantada  a cada vez que leio sobre Thomas Alvas Édson, uma das coisas que  mais me impressiona: a sensível sabedoria de sua mãe que com amor o conduziu ao verdadeiro caminho do conhecimento.
O garoto não era compreendido por seu professor. Vivendo em um contexto em que era comum os métodos rígidos, aquela mãe estava muito além do seu tempo: ela foi uma verdadeira revolucionária: não aceitou que o filho fosse chamado de preguiçoso. Em casa lia para ele livros de literatura e história, perscrutando-lhe o interesse, flexionando novos métodos: a aprendizagem pelo prazer, pelo encantamento, pela curiosidade.
O primeiro livro que ele ganhou: School of Natural Philosophy [“Escola de filosofia natural”] – que explicava como realizar experimentos químicos em casa, e depois Nancy Edson  lhe deu The Dictionary of Science que alimentou seu interesse ainda mais.
Logo ele montou um pequeno  laboratório no porão de sua casa, mas acrescento: a família era de poucas posses, tudo fruto de muito esforço e trabalho do próprio garoto,  ali ele passava horas realizando experimentos. O pai desejoso que o garoto continuasse a ler  literatura e história,  remunerava-o com modestas quantias.  Bingo: Édson utilizava o precioso tesouro para adquirir mais produtos químicos, o carinha ficou mesmo viciado... nas experiências, nas leituras, nas probabilidades... bem o resto da história vocês sabem:  não se lembram?  Ah, eu também preciso recordar sempre, a última biografia que li está AQUI, leia também e se inspire... 
Afinal precisamos ser pais mais amorosamente atentos , educadores mais sensíveis e sobretudo aprendizes que aceitem desafios!!!




segunda-feira, 16 de maio de 2011

PARTICIPE! Concurso de Redação: Goiás na Ponta do lápis - 8ª edição

CLIQUE AQUI           

Tema: Goiás sem drogas: A responsabilidade é de todos nós!

APRESENTAÇÃO

O concurso de redação Goiás na Ponta do Lápis é um projeto do jornal Tribuna do Planalto, desenvolvido com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, por meio das Subsecretarias Regionais de Educação. O objetivo principal do concurso é a promoção da cidadania, tendo como alvo da proposta os alunos das redes pública (estadual e municipal de Educação) e particular de ensino em todo o Estado.
o concurso é um agente provocador para que os alunos, professores, pais, dirigentes e trabalhadores escolares, e tantos outros envolvidos com o processo educacional, de alguma maneira, participem do trabalho de ler, pesquisar, debater e escrever.
ETAPAS REGIONAIS    (em cada uma das 38 Subsecretarias Regionais de Educação)
  • 1o Lugar: 1 Bicicleta, Certificado de Participação e Medalha de Ouro;
  • 2o Lugar: Certificado de Participação e Medalha de Prata;
  • 3o Lugar: Certificado de Participação e Medalha de Bronze;
  • Do 4º ao 10º lugar: Certificado de Participação e Medalha de Honra ao Mérito

  • ETAPA FINAL
  • 1º lugar (por categoria): 1 Computador, 1 Bolsa de Estudos Integral da FASAM, Certificado de Participação e Medalha de Ouro;

    2º lugar (por categoria): 1 Televisor 21, 1 Bolsa de Estudos da FASAM com 70% de desconto, Certificado de Participação e Medalha de Prata;

  • 3º lugar (por categoria): 1 Celular com câmera e MP3, 1 Bolsa de Estudos da FASAM com 30% de desconto, Certificado de Participação e Medalha de Bronze.
Observações:
1 - O professor do aluno vencedor em primeiro lugar de cada categoria também receberá um computador.
2 - Havendo mais de um professor orientador, o prêmio será dividido.
3 – A bolsa de estudos da FASAM vale para qualquer um dos cursos oferecidos pela instituição.

sábado, 7 de maio de 2011

Tecendo Versos

   A turma do 7º ano "A" está burilando alguns versos
começamos com quadras malucas, Limeriques e uma Parceria Poética:  propostas do livro: Português e Linguagens - William Roberto Cereja e Thereza Cochar.
   
         Ver sificar

É maravilhoso ver despertar
em um jovem ou garota
a sensibilidade mágica
da arte de poetar...

O jogo de palavras
o sorriso... um olhar
ousadas declarações
sonhos a delirar

Era apenas um dever?
Um chato desafio...
Agora escreve com prazer
trazendo para a paixão um alívio

Da alma ferida é um lenitivo
Para o amigo um mimo
Dos pais um sossego
Do coração misterioso segredo

Que revelam em metáforas
desvendado apenas 
por almas serenas
abrilhantadoras
(Elaine)



Convido os novos poetas a postarem suas melhores quadras e limeriques para o seu talento divulgar.



Para ajudar neste desafio selecionei  alguns links de dicionários de rimas on line para que possam pesquisar...






quinta-feira, 5 de maio de 2011

Prepare-se para o simulado

   Há em fevereiro uma postagem sobre o Projeto   Por um mundo melhor  e seus subtemas. Lá você encontrará links para boas leituras.


Abaixo algumas sugestões de leituras, jogos e projetos por meio dos links:






NOTÍCIA:

Jogo no Facebook incentiva consumidores a economizar água‏

Um novo e interativo jogo, “WaterTank”, lançado no Facebook http://apps.facebook.com/leviswatertank inspira os consumidores a participarem de desafios divertidos online para economizar água. Cada desafio completado vai “liberar” água do WaterTank Levi’s® e apoiar os projetos de água limpa de Water.org para salvar vidas no mundo todo.
Através dessa iniciativa, a marca Levi’s® vai doar US$ 250,000 ao Water.org para financiar programas sustentáveis de água que fornecerão pelo menos 200 milhões de litros de água para comunidades que precisam de acesso confiável a essa necessidade mais básica.
Os participantes do jogo WaterTank Levi’s® vão ajudar a divulgar a crise de água ao mesmo tempo que apoiam os projetos globais de água limpa de Water.org. Os hábitos diários de uso de água pelos consumidores podem fazer diferença, e mesmo as menores atitudes podem causar um grande impacto.
Uma pesquisa recente de Levi Strauss & Co. mostra que um dos maiores impactos de água de um produto durante seu ciclo de vida está na verdade na maneira como os consumidores cuidam de seus jeans. Por isso, a marca Levi’s® está desafiando seus consumidores a reavaliar seu uso de água e a fazer mudanças significativas na maneira como utilizam esse precioso recurso.
Os consumidores podem agir de várias formas online para liberar água do WaterTank Levi’s®. Aqui alguns exemplos:
· Comprometer-se a lavar menos seus jeans, reduzir o tempo dos banhos e adotar hábitos melhores para lavar roupas
· Tweetar algo que contenha o hashtag waterless (#waterless)
· Curtir a marca Levi’s® no Facebook
· Desafiar amigos para jogar com o WaterTank
· Responder questões relacionadas à água online
· Doar dinheiro ao Water.org
· Assistir um vídeo de Levi’s® e Water.org online
Hoje, uma em oito pessoas não tem acesso à água segura e 2,5 bilhões não possuem um banheiro. Surpreendentemente, quatro milhões de pessoas morrem todos os anos de doenças relacionadas à água que poderiam ser evitadas.
Water.org tem trabalhado por mais de vinte anos com organizações parceiras locais para fornecer serviços sustentáveis de água e saneamento direcionados à comunidade para aqueles que vivem em pobreza e lutam para sobreviver à crise global de água.
“Estamos orgulhosos das inovações que fizemos para usar menos água ao criar nossos produtos icônicos,” disse Robert Hanson, Presidente, marca Levi’s® Global.
“Mas sabemos que alguns dos maiores impactos no meio ambiente ocorrem na verdade após os consumidores levarem nossos produtos para casa.” Precisamos da ajuda de todos para reduzir nossa pegada de água global – e distribuir esse excedente de água às comunidades mais necessitadas.”
“Estamos entusiasmados em nos unirmos à marca Levi’s®, uma organização há muito tempo comprometida com a questão da água, para levar água limpa para quem precisa,” disse o Diretor Executivo e Co-Fundador Gary White. “A crise de água global é um problema sério, mas que pode ser solucionado. No Water.org descobrimos que a mídia social é a maneira melhor e mais eficaz de engajar mais pessoas e inspirar ação. O jogo WaterTank Levi’s® é uma ótima maneira das pessoas tomarem ações concretas e fazerem uma diferença real”.








Verifique como está seu vocabulário ecológico ECOGLOSSÁRIO




















05 DE MAIO - DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

 Bandeira dos países Lusófonos 

Bandeira dos países Lusófonos


 5 de Maio, data que foi definida no XIV Conselho de Ministros da CPLP, realizado em Junho de 2009, em Cabo Verde, como Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

     O mundo que fala português (chamado lusófono) tem atualmente cerca de 250 milhões de pessoas e no Brasil estão 80% desses falantes. O português é a língua oficial em Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, é a quinta língua mais falada do planeta e a terceira mais falada entre as línguas ocidentais, atrás do inglês e do castelhano. Seu ensino virou obrigatório nos países que compõem o Mercosul.
Não oficialmente, o português também é falado por uma pequena parte da população em Macau (território chinês que foi até 1999 administrado pelos portugueses); no estado de Goa, na Índia (que foi possessão portuguesa até 1961) e no Timor Leste, na Oceania (até 1975 administrado pelos portugueses, quando então foi tomado pela Indonésia, atualmente é administrado pela ONU).
      O fato de a língua portuguesa estar assim espalhada pelos continentes deve-se à política expansionista de Portugal, nos séculos XV e XVI, que levou para as colônias essa língua tão rica, que se misturou a crenças e hábitos muito diversos, e acabou simplificada em vários dialetos. São chamados de crioulos os dialetos das colônias européias de além-mar.

Fonte: UFGN
O português é conhecido como "A língua de Camões" (em homenagem a Luís Vaz de Camõesescritor português, autor de Os Lusíadas) e "A última flor do Lácio" (expressão usada no soneto Língua Portuguesa, do escritor brasileiro Olavo Bilac). Miguel de Cervantes, o célebre autor espanhol, considerava o idioma "doce e agradável".


Acesse o hotsite



Postagens populares